segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Escola Reynaldo Affonso Augustin representa a 3ª CRE no 2º Festival STEAM


Nos dias 17 e 18 de outubro de 2019 a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), sediou o 2º Festival STEAM, momento em que reuniu estudantes da rede pública estadual que dominam robótica educacional e inteligência artificial.

O evento mobilizou mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores de todo o Estado e contou com cerca de 70 atrações, entre oficinas e exposições, que trabalham conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática e Meio Ambiente.

A 3ª CRE esteve representada pela EEEM Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia, com os projetos: “Construindo e aprendendo com a conscientização energética” e com a construção do “Carro Elétrico”. No primeiro trabalho, foi criado uma réplica da escola em formato de maquete, contendo circuitos elétricos. O segundo projeto apresentado foi o "Carro Elétrico", que encantou os participantes, feito de madeira e material reciclado e que se movimenta com um motor (reciclado) e uma bateria de 12V.

As atividades propostas foram desenvolvidas nas disciplinas de matemática e física, com discentes do 1º e 2º ano do ensino médio, envolvendo vários conhecimentos prévios dos alunos com conteúdo científico, tais como: unidades de medida, geometria espacial, ângulos, matemática financeira, funções, resistores, fusíveis e circuitos elétricos.

De acordo com o professor Eduardo Röhsig, responsável pelos Projetos, “esses trabalhos influenciam diretamente no contexto social, familiar e escolar do nosso aluno, fazendo com que todos estejam engajados na atividade que inicia dentro da sala de aula e continua, de maneira extraclasse, envolvendo os familiares, desenvolvendo assim a integração da família com o ambiente escolar”.

Os projetos foram apresentados pelos alunos Leonardo Ihan Schimidt Scherer e Jean Carlo Henn, juntamente do professor Eduardo.







Texto e foto: 3ª CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário