terça-feira, 16 de maio de 2017

Escolas Estaduais participam do Programa Escola da Terra


O Programa Escola da Terra é uma parceria entre Ministério da Educação (MEC), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e tem como objetivo principal ofertar Formação Continuada (180h) para os professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental - em escolas multisseriadas do campo - e, em escolas quilombolas.
A formação compreende um período de frequência no curso, denominado tempo-universidade, e outro para as atividades realizadas nas escolas, denominado escola-comunidade. A qualificação dos docentes é de responsabilidade das instituições públicas de educação superior que aderirem à Escola da Terra, que no caso do RS, é a UFRGS.
As escolas E.E.E.F Severino Freiner, E.E.E.F. Frei Antônio e E.E.E.F. Henrique Geiss, do município de Marques de Souza; E.E.E.F. Matias Afonso Ferrari, E.E.E.F José Pretto e E.E.E.F. Luís Gonzaga, do município de Progresso; E.E.E.F. Leite Costa, E.E.E.F. Antônio Porfírio Menezes Costa, E.E.E.F Júlio de Castilhos e E.E.E.F Nossa Senhora de Assunção, do município de Taquari, são as representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, totalizando 19 professores engajados no Programa.


Na terça-feira (09), foi realizada a primeira reunião com os participantes para detalhar a proposta de formação, bem como socializar as etapas seguintes, como por exemplo, o recebimento do material didático, ofertado pelo MEC, a metodologia de monitoramento e avaliação, gestão e mobilização social.


           


Para a Assessora do Campo, Regiane H. Mallmann, será uma experiência diferenciada, onde os cursistas terão a oportunidade de adquirir e coletivizar conhecimentos, além de compartilhar vivências com as escolas de outras regiões do estado a respeito da educação, valorização e permanência do estudante na escola do campo.      




Nenhum comentário:

Postar um comentário