quinta-feira, 30 de junho de 2016

CIPAVES REALIZADAS PELA 3ª CRE EVIDENCIAM PROTAGONISMO JUVENIL

Com o objetivo de discutir com os educandos as melhores ferramentas para prevenir acidentes e zerar a violência, identificando as vulnerabilidades no âmbito escolar, a 3ª CRE vem promovendo diversas ações das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) nas escolas. Entre tais ações, cabe destacar as realizadas nas E.E.E.B. Érico Veríssimo, de Lajeado e E.E.E.F. Antônio de Conto, de Encantado.

Em abril, a E.E.E.B. Érico Veríssimo abriu a Semana Especial Cipave, levando a comunidade escolar a refletir sobre o seguinte tema: "O que tem a ver comigo?". Estiveram presentes na oportunidade alunos, pais, professores, o Prefeito Municipal, Srº Luís Fernando Schmidt, o promotor Sérgio Diefenbach, a Coordenadora Estadual do Cipave Luciane Manfro e a Coordenadora Regional de Educação Adjunta da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder.

A abertura do evento foi conduzida pela banda musical da escola, composta por 15 adolescentes, que apostaram na parceria e realizaram sua primeira apresentação oficial. O prefeito Schmidt mencionou a importância da música naquele momento, destacando que “é a maior arte do mundo”. Elogiou a iniciativa da escola pelo Projeto dizendo que é preciso usar da psicologia para evitar a violência.

Em sua palestra, Sérgio Diefenbach destacou a importância de programas como a Cipave na construção de valores, enfatizando que "o programa é um incentivo ao protagonismo juvenil".

Os temas abordados foram bullying, maioridade penal, segurança pública, adolescência, valorização da vida, violência doméstica, redes sociais e o papel dos educandários na construção de princípios.

Para a Coordenadora Adjunta da 3ª CRE, Greicy, aquele era um momento sonhado por todos e, ao agradecer a presença dos pais, convocava-os para o importante papel que eles exercem junto às escolas: “Todos devemos nos dar as mãos para mudar a sociedade, a comunicação é de coração para coração”, disse, satisfeita pela adesão de todas as escolas da 3ª CRE ao Projeto Cipave.
Já na E.E.E.F. Antônio de Conto, de Encantado as turmas do 1º e 2º Ano com a professora Cristina Dutra - Vice-presidente do Projeto CIPAVE realizaram, também em abril, a pintura da parada de ônibus que fica em frente ao educandário. Dentro do eixo "conservação do patrimônio público", e com intuito de melhorar o ambiente escolar, voluntários uniram esforços para, através do grafite, embelezar o local, utilizado pelos alunos e por moradores da comunidade.

Participaram da ação O
lga Maria Dalla Vecchia Vendramin, da comissão da Cipave e entre os pintores estavam Leomar Bombassaro e Laucimar Martinez.


Texto: Bárbara Scheibler Delazeri
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário