quinta-feira, 12 de maio de 2016

3ª CRE REALIZA ENCONTRO SOBRE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação proporcionou, na tarde desta quinta-feira, 12, no auditório da E.E.E.M. Estrela, deste município, um Encontro de Formação sobre Escolas de Tempo Integral, com a parceria das Assessoras Pedagógicas Hilda Diehl e Élida Montani, responsáveis pela Escola em Tempo Integral da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A formação tem como intuito esclarecer sobre o funcionamento, estrutura e proposta da modalidade escolar.

Participaram da ocasião a Coordenadora Adjunta da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder; a Assessora das Escolas de Tempo de Integral, Marcelisa Protas; o Coordenador Pedagógico, Fábio Mallmann; a Assessora Jurídica, Larisse Goethel; a Coordenadora do RH, Cássia Benini, e demais assessores pedagógicos.

Representando as escolas que já atendem alunos em Tempo Integral, estavam presentes os educandários E.E.E.F. Nossa Senhora de Assunção, de Taquari; E.E.E.F. Otília Corrêa de Lima, de Lajeado; e E.E.E.M. Santo Antônio, também de Lajeado.

A Coordenadora Adjunta Greicy Weschenfelder abriu o evento, quando falou acerca das concepções sobre o tema: "A Escola de Tempo Integral tem um conceito amplo, pois não é simplesmente aumentar o tempo da criança no educandário, mas sim, ampliar suas possibilidades e oportunidades".

Na sequência, Hilda Diehl se pronunciou, afirmando que "hoje a Escola de Tempo Integral é prioridade na Secretaria de Educação do Estado. Acreditamos que este seja o caminho para uma sociedade promissora." Hilda também lembrou o início da modalidade em nosso país, quando, em 1950, Anísio Teixeira criou o Instituto Educacional Carneiro Ribeiro, o primeiro educandário de Turno Integral do Brasil.

"Para trabalhar na escola de Tempo Integral, é preciso ter paixão pela causa, entrega, e, principalmente, o desejo de ser um agente de mudança social", acredita.


No Rio Grande do Sul, atualmente, há 78 escolas de Turno Integral. São 81 municípios e 24 mil alunos atendidos pela proposta.

Texto e fotos: Bárbara Scheibler Delazeri
Colaboração: Marcelisa Protas

Nenhum comentário:

Postar um comentário