quinta-feira, 28 de abril de 2016

E.E.E.B. ÉRICO VERÍSSIMO PROMOVE SUA SEMANA ESPECIAL CIPAVE

A Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, de Lajeado, escolheu a data de 27 de abril para a Abertura da Semana Especial CIPAVE, levando a comunidade escolar a refletir sobre o seguinte tema: O que tem a ver comigo?

O auditório do educandário recebeu alunos, pais, professores, funcionários e representantes do Poder Executivo na presença Prefeito Municipal, Srº Luís Fernando Schmidt, Ministério Público, promotor Sérgio Diefenbach, a Coordenadora Estadual do Cipave Luciane Manfro e a Coordenadora Regional de Educação Adjunta da 3ª CRE, profª Greicy Weschenfelder.

A abertura do evento foi conduzida pela banda musical da escola, composta por 15 adolescentes, que apostaram na parceria e realizaram sua primeira apresentação oficial.

O Prefeito mencionou a importância da música naquele momento, pois disse que “a música estabelece épocas e que é a maior arte do mundo”. Elogiou a iniciativa da escola pelo Projeto dizendo que precisamos usar da psicologia para evitar qualquer tipo de violência.

Luciane Manfro, orgulhosa, destacou a intensificação do movimento CIPAVE – Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – criada através da Lei 14.030/2012 - e relata a importância de preservar este convívio entre os segmentos acreditando que é através da conscientização preventiva que “juntos encontraremos a solução para as dificuldades, levando a Cultura da Paz para o lado de fora, não permitindo que a violência entre para nosso espaço escolar”, conclui.



Para a profª Greicy, Coordenadora Adjunta da 3ª CRE, aquele era um momento sonhado por todos e, ao agradecer a presença dos pais, convocava-os para o importante papel que eles exercem junto às escolas. “Todos devemos nos dar as mãos para mudar a sociedade, a comunicação é de coração para coração”, complementa, satisfeita pela adesão de todas as escolas da 3ª CRE ao Projeto CIPAVE.

Na continuação houve a palestra do promotor Diefenbach, que dando ênfase ao tema, abordou a construção de valores na formação dos filhos, referindo-se à escola como colaboradora de um processo que inicia em casa, chamando a atenção aos Fatores de Risco x Fatores de Proteção, envolvendo: indivíduo-pares-família-comunidade-escola.

Outras atividades estão previstas como debate sobre drogas, violência e sexualidade, bullying, maioridade penal, segurança pública, violência doméstica e valorização da vida, entre outros.



Texto e fotos: Iranice Bohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário