terça-feira, 19 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR PROMOVE INCENTIVO À LEITURA

Em 23 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, quando, pelo mundo, ocorrem ações de incentivo para que as pessoas possam se interessar mais por essa forma de entretenimento tão benéfica. Entre elas, são promovidas troca troca de livros, contação de histórias, sarau literário, declamação de poemas, leitura em grupo, entre outras.

A Unesco escolheu a data (23 de abril) em 1995, na cidade de Paris, por coincidir com a morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. 

O objetivo é instigar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura e a ganharem um novo respeito pela imensurável contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Nas escolas abrangidas pela 3ª CRE, diversos trabalhos relativos à leitura estão sendo desenvolvidos. Na E.E.E.F Frei Antônio, de Bela Vista do Fão, da cidade de Marques de Souza, por exemplo, está ocorrendo o "Momento de Leitura": uma vez por semana, durante um período de 25 minutos, as turmas param de realizar as tarefas que estão desenvolvendo e leem diversos tipos de texto de acordo com a faixa etária e com o tema no qual a professora titular está trabalhando.

Já na E.E.E.F. São Rafael, de Cruzeiro do Sul, está sendo realizado o projeto “Vamos Ler!”. O mesmo ocorre em sala de aula e na biblioteca, para formar o hábito de frequentá-la regularmente, realizando aquisições deste acervo, possibilitando a leitura extraclasse. Todas as atividades do projeto são registradas e catalogadas para que os estudantes acompanhem o desenvolvimento do processo de aprendizagem.



Texto: Bárbara S. Delazeri
Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário