quinta-feira, 7 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DA SAÚDE É CELEBRADO NESTA QUINTA, 07

Na data de hoje, 07 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.
A finalidade é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também abordar alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre prevenção.

A cada ano um tema relacionado com saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. Em 2015, o assunto escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi
 “Segurança alimentar, do campo à mesa”, que enfocou a necessidade de todos terem acesso a alimentos de qualidade e em quantidade adequada.
Em 2016, o tema escolhido para a campanha foi o diabetes, doença caracterizada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que a OMS estima vir a ser a 7ª causa de morte até 2030. De acordo com o recém-lançado relatório da organização sobre a doença, o número de adultos com diabetes no mundo quadruplicou desde 1980, sendo a obesidade uma das principais causas apontadas. Somente no Brasil, estima-se que existam mais de dez milhões de pessoas com a doença.
Entre as recomendações dadas aos diabéticos, está a prática de atividades físicas, que pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. 


Texto: Bárbara Scheibler Delazeri
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário