segunda-feira, 18 de abril de 2016

3ª CRE SE REÚNE PARA TRATAR DE EDUCAÇÃO FISCAL

A tarde da última quinta-feira, 14, foi de debate sobre Educação Fiscal na 3ª Coordenadoria Regional de Educação. Loraci Maria Birck, do setor pedagógico da 3ª CRE e Ana Virgínia, do setor financeiro, reuniram-se com Jorge Humberto Pozza, Delegado da Receita Estadual de Lajeado, Maica Vetorazzi Rocha e Elmar Corbellini, técnicos tributários, e Tiago Eidelwein, auditor fiscal.

O objetivo foi debater sobre o Seminário Estadual de Educação Fiscal, promovido pela 3ª CRE e Receita Estadual, que ocorrerá no dia 14 de junho, em local a ser determinado. Os temas serão: Condomínio Brasil, Arrecadação/Nota Fiscal Gaúcha, Aplicação dos Recursos e Controle Social e Educação/Mudança Cultural.

A programação iniciará às 13h, com credenciamento. A abertura do evento será às 13h30, com a presença de autoridades locais, apresentação cultural e dicas de boas práticas de Educação Fiscal nos municípios da região. Das 14h30 às 17h ocorrerão as apresentações do Grupo de Educação Fiscal do RS.


De acordo com a Assessora Pedagógica Loraci Birck, a Educação Fiscal deve ser compreendida como uma abordagem didática-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos atos públicos, estimulando o cidadão a compreender o seu dever de contribuir solidariamente em benefício do conjunto da sociedade. 

Por outro lado, deve estar consciente da importância de sua participação no acompanhamento da aplicação dos recursos arrecadados, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. A participação social só ocorre no ambiente democrático. 

Texto e fotos: Bárbara Delazeri/Loraci Birck

Nenhum comentário:

Postar um comentário