quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

3ª CRE MARCA PRESENÇA EM EVENTO PARA COMPOR O "PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO AEDES AEGYPTI"

Com o objetivo de criar um plano permanente de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o município de Estrela realizou um encontro com a comunidade e autoridades, nessa quarta-feira, 27, no Estrela Palace Hotel. A 3ª Coordenadoria Regional de Educação se fez presente, através da Coordenadora Adjunta Greicy Weschenfelder e da assessoria de imprensa da entidade.

No início do evento, o Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ramon Tiago Zuchetti, declarou que "se cada um fizer a sua parte, no que diz respeito à prevenção, é possível manter o mosquito longe da Região". Em seguida, o vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler (foto abaixo), tomou a palavra: "É um orgulho contar com a presença de todos vocês aqui, hoje. Desta forma é demonstrado o comprometimento da comunidade diante de um assunto de suma importância, cujo compromisso é de todos nós."


Ainda na oportunidade, a bióloga da 16ª CRS, Carolina Brandt Gualdi, lembrou aos presentes que "água parada é criadouro de mosquitos". O Aedes Aegypti transmite Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zica (responsável por afetar bebês com microcefalia e a síndrome de Guillan-Barré, que causa paralisia e morte).


Carolina ainda informou que, em 2015, duas pessoas vieram a óbito devido à dengue, no Rio Grande do Sul: uma em Santo Ângelo e outra em Panambi. Já em 2016, de 265 suspeitas, 15 se confirmaram, todas "importadas", ou seja, oriundas de outros estados brasileiros. Ao fim do evento, foi formada uma comissão de voluntários interessados em trabalhar no "Plano municipal de enfrentamento ao Aedes Aegypti".



Texto e fotos: Bárbara Scheibler Delazeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário