sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O GRUPEP – Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, desenvolveu em 2014 um trabalho de Educação patrimonial e ambiental em sete municípios, dos quais seis deles de abrangência da 3ª CRE, devido às obras de duplicação da BR 386. 

Na oportunidade, 960 alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais dos municípios de Bom Retiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Paverama, Tabaí e Taquari envolveram-se nas atividades pedagógicas. Participaram  da trilha de preservação ambiental, trilha das grandes navegações, detetive arqueológico, trabalho em cerâmica e arte rupestre, além de conhecimentos sobre os Sítios Arqueológicos encontrados na região. Também foi proporcionado um Curso de Formação de 40h para professores interessados no assunto.

Dessas atividades resultaram materiais gráficos e informativos, Kits compostos por pastas, blocos de anotações e cartilha com diversas informações sobre a formação do Rio Grande do Sul e dos Sítios Arqueológicos da área de duplicação da BR 386, trecho Estrela-Tabaí/RS.

Foram distribuídos 1000 Kits para escolas participantes do projeto, os quais serviram para o fortalecimento das práticas pedagógicas relacionadas à Educação Patrimonial e Educação Ambiental.

Para o Coordenador Paulo Backes, “estas parcerias entre Universidades e Escolas Públicas são muito pertinentes, pois fazem com que nossos estudantes descubram e resgatem parte da nossa história”.


Assessora  Ambiental  da 3ª CRE – Regiane Mallmann, Coordenador Paulo Backes e Profª da UNISUL, Deisi de Farias, responsável pelo Projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário