sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Série "Diálogo com a Seduc" marca o início do Ano Letivo 2020


A quarta-feira do dia 19 de fevereiro, marcou, de forma inusitada, o início do ano letivo de 2020 para 30 estudantes da rede pública estadual, que representaram as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em evento na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em Porto Alegre.

O encontro intitulado “Diálogo com a Seduc” proporcionou uma roda de conversas, um bate-papo informal com o Secretário Faisal Karam e a Secretária-adjunta Ivana Flores, momento este que possibilitou aos estudantes abordarem questionamentos dos mais variados assuntos que perpassaram pelo Novo Ensino Médio, a robótica educacional, a inclusão de pessoas com deficiência, o plano de carreira do magistério e o incentivo de atividades empreendedoras, musicais, esportivas e culturais em sala de aula.

A aluna Karol Cristina Valesan, estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, de Travesseiro, selecionada pelo mérito de Medalhista de Ouro-nível 1 - na OBMEP/2019, fez a seguinte colocação ao Secretário: Sempre vi a Educação como ferramenta de mudança e, se sou medalhista da Olimpíada de Matemática, isso se deu ao incentivo que recebi da minha comunidade escolar. Me senti motivada para buscar tal objetivo. Nesse sentido, quais são as ferramentas e programas que a Secretaria de Educação utiliza ou pretende implementar para manter e/ou provocar a motivação de ideais tanto de alunos quanto dos professores?

Em resposta, resumidamente, o Secretário mencionou o investimento em tecnologias, incentivando a inovação e a criatividade para atrair o interesse dos estudantes do século XXI. Ressaltou o Programa Jovem RS Conectado com o Futuro, o Conecta RS e o Educação Conectada. “Temos que levar para dentro da sala de aula as ferramentas que preparam os jovens para uma nova realidade”, conclui.

Para a Coordenadora Cássia, o evento proporcionou um momento inovador para o Ensino Público Estadual, pois os nossos alunos, que são tão criativos e talentosos, estão tendo a oportunidade de participar desta nova proposta da Escola Gaúcha. “Falamos em Jovens Protagonistas o tempo todo, eis o momento deles, instigando o Secretário Faisal, que quer ouvir o que os nossos jovens almejam e o quanto eles podem tornar o ambiente escolar enriquecedor”.


Foto: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário