quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Alunos protagonistas


Integrando a Proposta de Flexibilização Curricular do Novo Ensino Médio (NEM), a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, do município de Arroio do Meio, pertencente à 3ª região escolar, desenvolveu, com as turmas do ensino médio e com os professores da Área de Ciências Humanas, a oficina que abordou diálogos sobre o Agronegócio no Brasil e a importância da agricultura familiar no município dessa comunidade escolar, com a temática intitulada “ Economia, Sociedade e Cultura”. Esses diálogos encontram-se também em consonância com os conhecimentos específicos dos componentes curriculares de Sociologia (desigualdades econômicas) e História (origem do capitalismo e sua influência na produção agrícola).
Nesse sentido, foi planejada e executada a Feira da Produção Familiar Guararapes – “Feira do Guara”, como forma de analisar a vida econômica do município, cujo Agronegócio apresenta grande influência na vida cotidiana de muitos alunos do educandário.
A feira, realizada nas dependências da escola, no último dia 13, oportunizou divulgar, compartilhar e celebrar a produção familiar dos alunos da instituição, fortalecendo laços na comunidade e, principalmente, desses estudantes com o cotidiano empreendedor e produtivo dos seus familiares e vizinhos.
     Propor ações onde os alunos possam ser protagonistas na construção de seus conhecimentos e de suas práticas, desenvolvendo o espírito empreendedor e correlacionando suas aprendizagens às possíveis escolhas futuras, é um eixo norteador para ser desenvolvido no Ensino Médio.




Texto e fotos: Divulgação da escola


















Nenhum comentário:

Postar um comentário