quarta-feira, 23 de maio de 2018

Alunos fazem ação social na praça e Avenida Padre Anchieta


Foto: Lidiane Mallmann / O Informativo
Encantado - O cartão postal de Encantado foi embelezado por uma ação social dos alunos do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini. No dia 28 de abril, a turma do 1° EM 4/2018 pintou a parede externa dos banheiros da Praça da Bandeira, onde haviam pichações, e dos bancos dos canteiros da Avenida Padre Anchieta, local conhecido como a ''subida da Igreja de São Pedro.''
Eles também entregaram balões, doces, pintaram os rostos das crianças e distribuíram mensagens de conscientização. Entre a turma de alunos, estavam Róger Radaelli (15) e Marlon Poletto (16). Os colegas já estiveram engajados em outros trabalhos sociais. "Gostei de participar e sempre que posso faço esse tipo de trabalho. Traz resultados que fazem toda a diferença", destaca Róger.
Para Marlon, a ação serve de exemplo para as pessoas e conscientiza os jovens. "Foi algo novo e muito gratificante. Aqueles que vêm visitar a cidade, também irão perceber as melhorias."
A coordenação do projeto foi das rotaractianas Gabriela Casaril e Giulia Villa. Gabriela destaca que a atividade ocorreu para desenvolver a autonomia e proatividade dos jovens para desenvolvimento de valores como a cidadania.
Ela diz que foi uma experiência desafiadora e enriquecedora, pois foi planejada para estimular os alunos a pensarem de forma comunitária. "Ver o êxito dessa ação tão significativa me enche de orgulho. A revitalização desses espaços públicos pode parecer algo simples, mas o gesto e o valor por trás disso é uma semente que certamente proporcionará bons frutos. Ver jovens construindo ao invés de destruir me prova que estamos no caminho certo."
A ação
Gabriela Casaril explica que a atividade foi o resultado da escolha da proposta de ação social que representasse o tema "O que minha turma pode fazer para deixar minha cidade mais encantada?" por meio de um concurso entre mais de 250 alunos das sete turmas de primeiro ano da escola.
A iniciativa foi do Rotaract Clube de Encantado que promove o Projeto denominado "Amor à Comunidade". Além do apoio da instituição educacional, também auxiliaram o professor Airton Gomes; o cirurgião dentista Diego Pretto; Bocatto Lanches, Digifoco, Prefeitura de Encantado e o pintor Norberto Botassoli.
De acordo com Gabriela, outras atividades do projeto "Amor à Comunidade" ocorrerão em junho para trabalhar valores como amor, cidadania e companheirismo com os alunos.

Reprodução: O Informativo do Vale / crédito da matéria: Carolina Schmidt - Edição 23.05.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário