segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Região do Vale do Taquari capacita equipe do Programa Bolsa Família



    Na última sexta-feira (20), ocorreu, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, na cidade de Estrela, a 10ª Capacitação do Programa Bolsa Família na Educação, promovida pelo Departamento de Articulação com os Municípios- (DAM), Secretaria da Educação (Seduc) e pela 3ª CRE.

    A atividade qualificou operadores municipais dos 32 municípios pertencentes a 3ª região escolar, responsáveis pelo controle dos dados da frequência escolar, fator determinante para recebimento do benefício que, no Vale do Taquari, são 6 mil alunos inseridos no Programa.

    A assessora do Programa Bolsa Família na Educação da 3ª CRE, Marli Vargas deu as boas-vindas, agradecendo a presença de todos os participantes que foram recepcionados com a apresentação do Grupo Instrumental do município de Forquetinha, formado por alunos da rede municipal e estadual, que faz parte de um Projeto desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

    Na sequência a Coordenadora Regional de Educação, Profª Greicy Weschenfelder, destacou que é de suma importância que hajam essas parcerias entre o Estado e os Municípios, a fim de que as ações sejam mais efetivas para o sucesso do Programa Bolsa Família na Educação. Salientou que todos os esforços para que isto aconteça ocorre quando há um trabalho de equipe e, a 3ª Coordenadoria de Educação está acessível para o fortalecimento deste trabalho.

   A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família na Educação, Carolina Miranda Messa, (Seduc), trouxe, entre outras informações, o conhecimento do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada), índice este, que mede a qualidade das ações do Município quanto às atividades de atualização cadastral (CRAS) e de acompanhamento das Condicionalidades de Educação e Saúde, bem como se o município aderiu ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e se as gestões e Conselhos Municipais registraram, no Sistema SUASWEB, as informações relativas às prestações de contas.

   Dentre a pauta foram esclarecidas dúvidas pertinentes ao Sistema Presença, que está em fase de mudanças. “A nova plataforma será lançada em novembro para que comecemos a operar no início de 2018. Através dessa transferência direta de renda do Bolsa Família, as famílias são incentivadas a manter os filhos na escola, o que se torna uma forma de combater a evasão escolar”, concluiu a coordenadora do Programa, Carolina Messa.


Texto: 3ª CRE
Foto: Luisa Schardong (Jornal o Informativo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário