sexta-feira, 12 de maio de 2017

Assessoria Pedagógica da 3ª CRE realiza encontro do PNAIC



Nos dias 29 de abril e 06 de maio, professoras alfabetizadoras que atuam com PNAIC na 3ª região escolar reuniram-se, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, na cidade de Lajeado, para seus encontros presenciais.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC- é um programa que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O PNAIC- edição 2016- começou em novembro do ano passado com término no mês de maio do corrente ano, momento em que as professoras orientadoras desta Coordenadoria tiveram formação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), parceira do programa, nos meses de março e abril em Caxias do Sul e Pelotas, respectivamente. Nos encontros receberam as orientações para trabalhar com os professores alfabetizadores das séries iniciais e supervisores educacionais.
 Nos encontros, além de momentos de muito estudo e trocas de aprendizado, no sábado do dia 29, na abertura do encontro, houve a apresentação artística do grupo “Farrapas e Tropilhanas”, grupo exclusivamente de mulheres, do CTG Tropilha Farrapa de Lajeado. 

   

 No mesmo dia, foi oportunizado o belo trabalho da ‘contação de histórias’, realizando a Hora do Conto, com a escritora Márcia Funke Dieter, autora de obras infanto-juvenis, que participa de antologias poéticas no Brasil e Portugal. A escritora também apresentou ao grupo, processo artístico que envolve a edição de um livro. Essa atividade ofereceu excelentes subsídios para as alfabetizadoras levarem para a prática de sala de aula.






 
 No último encontro, (06) foi realizado uma oficina de musicalização, ministrada pela Profª Lúcia Marques , bem como houve a participação da assessora do NTE da 3ª CRE, Liane Sulzbach, que socializou práticas em mídias e suas tecnologias.

Para o grupo das orientadoras, a formação continuada é o caminho para que se tenha uma educação de qualidade, promovendo o processo de construção onde paradigmas precisam ser quebrados, onde a escola precisa ter clareza da sua proposta política-pedagógica e assim, assumir o compromisso para que os objetivos sejam realmente alcançados.

 Texto e fotos: Assessoria Pedagógica 3ª CRE

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