terça-feira, 19 de julho de 2016

E.E.E.M. MONSENHOR SEGER PROMOVE AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Desenvolver projetos de preservação do meio-ambiente e cultivo dos recursos naturais, associados a diversas disciplinas curriculares, é uma das propostas da E.E.E.M. Monsenhor Seger, de Travesseiro. No primeiro semestre de 2016, diversas atividades foram realizadas pelo educandário, Cipave e Grêmio Estudantil, entre elas:

* Espetáculo teatral (foto ao lado) - Grupo Luz & Cena, com a peça “Entrando pelo cano”, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Sesc.

* Cultivo de árvores - Foi feita a coleta de sementes de bergamota e laranja a fim de plantá-las nas margens do córrego próximo à escola. Com a mesma ideia em mente, a Certel doou sementes de Ipê e Araçá ao educandário. A atividade contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente.

* Semeadura (foto abaixo) - Produção de mudas dentro de caixinhas de leite, realizada por turmas do Ensino Fundamental.

* Tarefa da Gincana Julímpica – Recolhimento de latinhas para vender e custear a premiação de entrega de medalhas.

* Isca para moscas das frutas – A turma do 9º ano e a Professora Vanderleia S. Ahne colocaram em prática um controle ecológico de praga em árvores frutíferas, atraindo as moscas e evitando que se reproduzam, para assim diminuir o nível de infestação de brocas em frutas. A turma também está realizando o Projeto Estufa, desde 2014: é feita a semeadura e as mudas são cultivadas na mesma. Tudo é usado na alimentação escolar. 

* Reciclagem – Ao lado da professora Graciela Fleck, os alunos do Ensino Médio confeccionaram um coletor de pilhas, usando copos plásticos descartáveis. Além disso, criaram uma composteira, utilizando baldes para depositar matéria orgânica. O adubo pode ser usado principalmente na horta das residências, fazendo uma renovação dos nutrientes do solo. Assim se reduz a utilização de fertilizantes minerais.

Mural organizado pelo Grêmio Estudantil e CIPAVE.

Texto: Bárbara Scheibler Delazeri
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário