sexta-feira, 8 de julho de 2016

3ª CRE PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE O CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nos dias 4, 5, 6 e 7 de julho, a equipe do Censo Escolar da 3ª CRE realizou uma Capacitação do Censo Escolar da Educação Básica – Etapa inicial, referente ao ano letivo de 2016, na sede da Coordenadoria, onde estiveram presentes representantes  das 32 Secretarias Municipais de Educação pertencentes a esta região, secretários e/ou diretores das escolas das redes  estadual e privada, responsáveis pela coleta de dados nas escolas.

O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o Brasil, coletando dados sobre a realidade de cada escola brasileira. São apontados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares, além de informações sobre a infraestrutura das escolas. 

Esses dados servem de base para a elaboração de políticas públicas para a educação e determinam os coeficientes de distribuição do FUNDEB. Vários Programas Federais utilizam os dados do Censo, entre os quais podemos citar o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNDL - Programa Nacional do Livro Didático, PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, Programa Nacional Escola Aberta, Programa Nacional Brasil Carinhoso.

Nos encontros os participantes receberam orientações sobre como proceder na coleta de dados e na inserção dos mesmos no sistema, que é on line. Quanto mais exatidão tiverem os dados, melhor será a visão que teremos da educação da nossa região e mais justos os recursos a ela destinados.
Texto e fotos: Equipe Censo da 3ª CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário