terça-feira, 7 de junho de 2016

13º SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA

No dia 14 de junho ocorrerá o 13º Seminário Regional de Educação Fiscal, realizado pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação e 13ª Delegacia da Receita Estadual de Lajeado, no auditório do Prédio 11 da Univates,  (Av. Avelino Tallini, 171), das 13h às 17h.

Com o objetivo de apresentar trabalhos e atividades realizadas na área da Educação Fiscal e trazer o debate sobre a função social dos tributos e a importância da solidariedade na relação cidadão/Estado, o evento contará com a presença de escolas de toda a região de abrangência da 3ª CRE. Interessados em participar podem inscrever-se, gratuitamente, neste linkAs vagas são limitadas.




SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL

Educar significa formar para a autonomia, isto é, para se autogovernar. Um processo educacional somente será verdadeiramente autônomo e libertador se for capaz de preparar cidadãos conscientes e críticos, dotados das condições que lhes permitem entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos.

A Educação Fiscal deve ser compreendida como uma abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos atos públicos, estimulando o cidadão a compreender o seu dever de contribuir solidariamente em benefício do conjunto da sociedade e por outro lado, estar consciente da importância de sua participação no acompanhamento da aplicação dos recursos arrecadados, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. A participação social só ocorre no ambiente democrático.

Texto e fotos: Bárbara Scheibler Delazeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário