quinta-feira, 14 de abril de 2016

PROVINHA BRASIL É REALIZADA NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Na última semana, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação realizou a entrega dos materiais referentes à Provinha Brasil, para as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais, a fim de que sejam aplicados nos próximos dias.

Provinha Brasil trata-se de uma avaliação da alfabetização infantil implementada pelo Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daep), com o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) e de universidades que integram a rede nacional de formação continuada de professores. 

Desde 2008, são aplicadas provas para que seja feito um diagnóstico geral da alfabetização no país. O principal objetivo desse recurso é avaliar a qualidade do ensino oferecido no Brasil por meio de testes padronizados.

São destinados à avaliação dos estudantes dois cadernos: um de Leitura e outro de Matemática, ambos com 20 questões. Cada uma delas avalia uma habilidade explicitada nas Matrizes de Referência e possui quatro opções de resposta. No que se refere à mediação, as questões podem ser de três tipos: totalmente lidas pelo aplicador, parcialmente lidas pelo aplicador ou totalmente lidas pelo estudante.



Texto: Bárbara Delazeri e Loraci Birck

Nenhum comentário:

Postar um comentário