sexta-feira, 20 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Embora se saiba que a quantidade de água é a mesma desde os tempos primórdios e que ela renova-se através do ciclo hidrológico, devemos repensar sobre a disponibilidade e qualidade desse bem tão precioso.  Dois terços do planeta Terra são formados por água, mas apenas 0,008 %, do total é potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para preservar e recuperar os recursos hídricos disponíveis.

É importante lembrarmos também, que pertencemos a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, importante recurso hídrico para os municípios do Vale do Taquari, a qual está elaborando o seu Plano de Bacia que vai orientar os usos desse recurso.

Precisamos ter atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e outras); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas na comunidade.
As escolas da rede estadual 03ª Coordenadoria Regional de Educação estarão realizando atividades diferenciadas, contribuindo para a conscientização ecológica e preservação dos recursos hídricos.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário